Categorias
Notícias

Problemas envolvendo licitações foram recorrentes no mandato de Gutemberg

Agalmo Moro Filho –

Os problemas com relação à transparência e funcionamento do setor de Compras da gestão Gutemberg foram recorrentes durante o mandato.
Durante a gestão, o prefeito Gutemberg se negou, por diversas vezes a fornecer cópias dos processos licitatórios para a Câmara Municipal. Esses pedidos eram feitos através de requerimentos de vereadores com base na legislação que garante a estes o poder de fiscalizar os atos do Poder Executivo.
Com seguidas negativas por parte do ex- prefeito, no meio do ano passado, os vereadores foram à Justiça para garantir cópias de licitações que eram consideradas suspeitas, como muitas vezes foi ressaltado nesse jornal.
A Justiça concedeu liminares com determinação ao prefeito de entregar as cópias, e ainda assim, Gutemberg chegou a descumpriu as ordens e demorou para entregar cópias.
Logo após esses fatos, a Câmara abriu duas Comissões Especiais de Inquérito para investigar contratos da prefeitura, muitos deles que haviam sido considerados irregulares pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Durante o período de vigência das CEI´s, o ex-prefeito tentou por diversas vezes impedir na Justiça as investigações, porém, ela chegou ao fim e um relatório final foi feito e encaminhado ao Ministério Público.
O resultado dos trabalho da CEI também mostra o quanto é estranho o desaparecimento dos processos licitatórios , uma vez que segundo depoimentos prestados na CEI, algumas das licitações que estavam entre as investigadas continham falsificação de assinaturas e de orçamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.